top of page
Chart analysis

Estrutura de Custo de Produto ou Serviço

O preço final para o cliente é um dos fatores que garante competitividade. Chegar nessa variável, depende dos processos internos e despesas, o que pode ou não entregar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Margem de lucro, custo de produção e outras variáveis podem influenciar o sucesso do negócio

Diminuir custos e aumentar os lucros.  Todas as organizações trabalham com esse objetivo final. Mas será que sua estrutura de despesas está equilibrada?

Outras perguntas essenciais para garantir uma estrutura de custos saudável:

Para maximizar os lucros, as empresas devem encontrar todas as maneiras possíveis de minimizar custos. Quando entendemos a estrutura de custos de um produto ou serviço, podemos identificar métodos viáveis de redução sem afetar a qualidade dos produtos vendidos ou serviços prestados aos clientes.


 

A alocação de custos é um processo importante numa organização, porque, se forem mal alocados, então a empresa pode tomar decisões erradas, como sobrepreço/subfaturamento de um produto, ou investir recursos desnecessários em produtos sem fins lucrativos.

O gráfico exemplifica uma maneira de alocação dos custos, divididos nas seguintes categorias: Fornecedores, Processo, Logística e Matéria Prima. Com essa ferramenta podemos identificar GAPs (diferença entre o planejado e o real):

grafico analise de custo.jpg
Quer saber mais como aumentar sua competitividade no processo produtivo?
Image by olieman.eth

Todos os custos estão inclusos no preço final do produto?

 Devemos trabalhar algum elemento para melhorar o lucro da empresa? Qual elemento priorizar?

bottom of page