top of page

3 desafios que Indústrias devem superar agora

Atualizado: 13 de abr. de 2021

(e como isso te ajudará no pós pandemia)


Existem 3 desafios que as empresas devem superar AGORA, durante a crise causada pela pandemia de Coronavírus, para alcançar o próximo nível de resultados com o vácuo que virá após o Covid-19.


Essa é a hora de encontrar, na adversidade, as oportunidades escondidas que te farão aumentar a lucratividade, a produtividade e reduzir custos.


Afinal, a sua organização a essa altura não pode ignorar aquilo que definirá o futuro (não muito distante).


A crise econômica que estamos vivendo agora será um divisor de águas na vida de muitos. Se de um lado temos negócios indo às ruínas, do outro temos companhias aprendendo e se transformando em uma velocidade que só existe devido a esses 3 desafios.


A maior diferença entre estes dois lados é justamente como cada um deles encara três adversidades que se tornaram mais críticas devido ao impacto do Covid-19.


Importante: não temos uma “poção mágica” que resolverá tudo, mas identificamos três situações que você pode controlar, aprender e se preparar para o que vem depois.


É claro, os problemas atuais não são fáceis de resolver (e também não são poucos), mas os 3 principais têm uma solução 100% exequível para uma organização que decida desenvolver um trabalho focado nestes aspectos.


Acredite, as oportunidades para isso existem em todas as áreas: na logística, no seu fornecedor, com a matéria-prima, em seu processo e nas pessoas do seu time.


E aqueles que fizerem isso agora resolverão não só os problemas que “vem tendo com a pandemia”, mas trarão soluções para a organização como um todo e mostrarão sua capacidade em meio a uma crise generalizada.


Isso quer dizer que questões novas e antigas como a produtividade dos times, os obstáculos para cumprir metas, a competitividade e os desperdícios na sua organização podem esconder oportunidades…


Mas falaremos sobre isso muito em breve, agora vamos focar As 3 principais soluções que você pode e deve encontrar agora!


Neste momento você deve aprender a lidar com estas 3 situações principais:



1 - Necessidade de se adaptar


A sua empresa deve adotar velocidade e flexibilidade se deseja acompanhar o ritmo da pandemia. É claro... Nunca antes houve uma necessidade de se adaptar tão rapidamente quanto agora!


Confecções estão fazendo máscaras, destilarias estão fazendo álcool em gel e indústrias automotivas têm produzido ventiladores pulmonares.


Estes são grandes exemplos de flexibilização, mas o aprendizado que você deve tirar disso é maior ainda…


O que faz com que alguns estejam vencendo enquanto outros estão paralisados?


A busca de sempre para se fazer mais com menos, agora é latente e crítica. As demandas por mais eficiência, menor custo e maior agilidade, que sempre existiram agora representam a diferença entre o ficar para trás e superar a crise.


O maior aprendizado é que precisamos desenvolver essa capacidade de perceber as mudanças, adaptar-se, propor inovações e, principalmente, consolidar e dar continuidade a isso como um processo de melhoria que proporcionará uma transformação maior (que vai além de uma tática para um período específico).


Nós chamamos isso de Cultura Lean que é quando a prática e os conceitos Lean fazem parte do dia a dia de maneira espontânea para que juntos todos (operacionais, gestores e os mais altos níveis hierárquicos - até executivos, diretores e presidentes) sejam capazes de fazer a melhoria contínua.


Através disso qualificamos a organização e estabelecemos um canal de comunicação para que todos estejam com o mesmo nível de informação e que todas as ideias possam ser geradas e discutidas por todos.


Esse é o primeiro dos 3 principais desafios que a sua organização precisa superar agora para surfar a onda que virá após a pandemia, mas ainda existem outros: escassez de recursos e projetos incompletos.



2 - Escassez de recursos


O acesso ao crédito, a queda no faturamento, a inadimplência, o cancelamento de pedidos… A falta matéria-prima e o aumento de preço dos produtos necessários…


A baixa nos estoques, os problemas de logística, a inadimplência dos clientes, a procura maior que a capacidade de produção e a incapacidade de aumentá-la...


Todos estes acima são exemplos práticos e reais do 2º desafio que a sua companhia precisa enfrentar para superar a crise generalizada causada pela pandemia do coronavírus: a escassez de recursos.


Aqui o problema carrega o próprio aprendizado: os recursos são valiosos e escassos, não utilizá-los bem é tão ruim quanto não ter os recursos necessários.


No complexo cenário atual, a escassez de recursos é tão séria que os preços de matérias primas dispararam subitamente, fábricas ficam completamente paralisadas por horas e até dias pela indisponibilidade de componentes e demissões em massa (ou até o fechamento de fábricas) são feitas para equilibrar as contas.


E qual é a oportunidade que esse problema esconde?


Essa é uma oportunidade de tirar o melhor aprendizado possível da situação e superar a adversidade de modo que ficará mais bem preparado para o vácuo que virá depois que a situação que estamos vivendo agora passar.


Agora é a hora de agir para começar a identificar e eliminar todo o desperdício, de todos os recursos: financeiros, na logística, de matéria-prima, no processo etc.


Uma otimização dos recursos disponíveis que pode levar a, por exemplo: perceber uma capacidade produtiva ociosa que pode ser capitalizada com a produção de algo completamente fora da sua linha (inovação) e que pode ser um produto com incentivos e benefícios devido à Covid-19 (oportunidades). É claro que isso é muito mais provável de acontecer quando já existe a Cultura Lean, mas na pior das hipóteses você descobrirá onde estão os ajustes necessários para fazer mais com menos!


Ainda há mais um desafio (o 3º) que você pode e deve superar agora!



3 - Projetos incompletos


Se os recursos são escassos e nós precisamos nos adaptar, não faz sentido gastar tempo com iniciativas que antes de cumprirem o prometido serão descontinuadas, não é?


Sim, isso é óbvio, mas acontece que a maioria das organizações tem mais projetos incompletos do que o aceitável!


Então, nós vamos te dar uma nova perspectiva sobre isso: a maioria dos gestores ainda deposita se dedica ao planejamento, à cobrança e ao acompanhamento dos projetos, mas tem um obstáculo com o qual normalmente se deparam e que as táticas às quais se dedica podem não resolver…


O fator humano!


E não estamos falando de quão qualificados os colaboradores da sua organização são… Também não é sobre falta de disciplina ou força de vontade de pessoas que não conhecemos… É sobre o engajamento do seu time na elaboração de novos projetos.



Um time desengajado com um novo projeto (em comparação com times engajados) deixa de:

  • Gerar soluções inovadoras para as situações

  • Ser efetivo na resolução de problemas


Além disso, os projetos incompletos cumprem ainda um papel extremamente danoso no entendimento e aceitação da Cultura Lean, que é a frustração e sentimento de que o trabalho foi em vão…


E por que os times da sua organização podem não se engajar com novos projetos (que ficam incompletos)?


A sua organização deve focar no seguinte: As pessoas suportam o mundo que constroem!


A liderança (principalmente de gerentes e diretores) têm um papel fundamental nisso, pois a comunicação regular entre eles e seus subordinados define também a comunicação do time com a liderança.


Ou seja, se houver um canal aberto para que os níveis hierárquicos mais baixos se expressem sobre qualquer assunto de interesse da companhia, sem que precisem se preocupar: então haverá dedicação e um nível maior de entrega dos indivíduos, pois eles sentem que o novo projeto pertence a eles.


E essa comunicação é que carregará a experiência e o conhecimento adquirido com as operações na base até as pessoas que decidem, no topo.


O sucesso de novos projetos está associado à prática dos conceitos do Modelo Lean Everywhere que todos estejam com o mesmo nível de informação e que todas as ideias possam ser geradas e discutidas por todos - e com o tempo isso constituirá a Cultura Lean na sua organização.


Agora, queremos recapitular os 3 principais desafios que você precisa superar, antes de falar sobre como isso te ajudará quando o Covid-19 tiver passado.


Recapitulando:


Os três principais desafios que você precisa superar agora para alcançar o próximo nível de resultados com o vácuo que virá após a pandemia de Coronavírus:



1 - Necessidade de se adaptar: perceber as mudanças, adaptar-se, propor inovações e, principalmente, consolidar e dar continuidade.


2 - Escassez de recursos: agir para identificar e eliminar todo o desperdício, de todos os recursos disponíveis.


3 - Projetos incompletos:



E como isso ajudará você no pós pandemia?


Acreditamos que diante da dificuldade você não tem escolha: você deve enfrentar as adversidades e encontrar as oportunidades que elas escondem - em uma jornada de superação.

E a verdade é que sempre temos (e teremos) problemas, desafios, dificuldades etc. Tem sucesso quem descobre quem aprende, se adapta e supera


Isso faz parte de algo que já conhece: A Cultura Lean.


É através dela que você aumentará a performance da sua equipe no pós pandemia.


O êxito nos projetos realizados e a constatação dos benefícios apurados cumprem um papel fundamental que é o sentimento de realização, peça chave na aceitação do Lean e tendo como consequência a implementação natural da Cultura Lean.

Você estabelecerá esta estrutura com princípios, procedimentos e ferramentas com o Modelo Lean Everywhere. E isso fará sua companhia apoiar este processo de melhoria contínua!


Temos feito isto e já implantamos com êxito em mais de uma centena de projetos na América do Sul nos últimos anos.


Se fizer sentido para você, agora queremos que saiba mais sobre O Modelo Lean Everywhere.


Conheça o Método Lean Everywhere e conheça agora a oportunidade gratuita e inédita de começarmos a desenvolver esse trabalho já!




Um grande abraço!

Valdemir e Milton, da Lean Everywhere.




236 visualizações0 comentário
bottom of page