top of page

O modelo Lean Everywhere

Atualizado: 13 de abr. de 2021

Você entenderá neste conteúdo o processo de melhoria contínua que é a chave para superar todos desafios da sua organização a médio e longo prazo (e que ocorrerá de maneira natural, envolverá todo o time e não será mais um dos projetos incompletos!).

Talvez pareça uma realidade muito distante agora, mas muito em breve você verá que é plenamente factível e alcançável. E você ainda terá uma oportunidade, imperdível, de iniciar esse processo gratuitamente por tempo limitado.

Acreditamos que você deve enfrentar as adversidades e encontrar as oportunidades que elas escondem - em uma jornada de superação na qual sempre temos (e teremos) problemas, desafios, dificuldades, etc.


Ou seja: Tem sucesso quem descobre, quem aprende, se adapta e supera!


Recentemente falamos sobre “Os 03 Principais desafios que a Indústria precisa superar agora (durante a pandemia de coronavírus) e que vão te fazer alcançar o próximo nível com o vácuo que virá após o Covid-19".

Mas queremos deixar claro: isso não deve se limitar ao período em que estamos vivendo.

Esperamos que as medidas que tomamos aqui e agora não sejam apenas “um remédio que você toma enquanto está doente...”.

Acreditamos que o cenário atual está exigindo que indústrias de todos os segmentos e tamanhos encarem problemas e encontrem o caminho da melhoria contínua!


Então…

Neste artigo mostraremos COMO isso ocorre estruturando toda a organização e envolvendo todos com princípios, ferramentas e práticas (além da oportunidade que já citamos):



Sobre O Modelo Lean Everywhere

Gostamos de transmitir o nosso método de trabalho porque traz clareza sobre a participação das partes e a efetividade de cada ação que tomaremos.

Os projetos Lean Everywhere passam por 7 etapas: Kick off, Site Survey, Pré Work, Workshop, Síntese, Workplan e Implementação & Suporte.

Essas etapas trazem mais eficácia e eficiência ao projeto, além disso, também são fundamentais para alcançarmos toda a organização.

Por isso no Kick off o objetivo é estabelecer as bases do projeto, apresentando os detalhes importantes e relevantes, estabelecendo logo de início o canal de comunicação e fazendo um overview do que virá adiante.

Na etapa seguinte, que chamamos de Site Survey, a organização deve fazer o levantamento de dados que suportarão as etapas seguintes. São informações relevantes sobre o estado atual da organização, o engajamento do time e sobre GAPS nos processos produtivos ou no produto.

As respostas obtidas às perguntas feitas gerarão os dados que serão processados e analisados no Pré Work para o fechamento do escopo do projeto, a definição das métricas que serão acompanhadas e a criação de uma agenda para as próximas etapas.

Neste ponto teremos informações suficientes para as tomadas de decisão que acontecerão nas próximas etapas.

Para isso, um novo alinhamento será feito através de um Workshop, onde serão aplicadas algumas ferramentas, apresentadas as informações obtidas e coletadas evidências físicas. Tudo isso para que tenhamos o fechamento do projeto com o time 100% unido, envolvido e em acordo com o que foi definido com a participação de todos em um processo decisório baseado em dados gerados pela própria organização.

Após essas etapas de troca e consolidação com todo o time, será feito um sumário executivo. Chamamos essa etapa de Síntese que retrata o que é de conhecimento de todos, as decisões e compromissos assumidos pelo time.

Estes compromissos assumidos serão desenvolvidos na próxima etapa, que chamamos de Workplan, em um plano de ação. Desse modo aumentaremos a eficiência e a aderência de toda organização ao plano.

Por último, entramos na fase de Implementação e Suporte das ações do Workplan, mas também da manutenção das bases que foram criadas, principalmente do canal da comunicação, do engajamento do time com o processo de melhoria contínua, da comemoração dos resultados obtidos, etc.

Nesta última etapa, os esforços são para gerir o time, as ações, os resultados e essas bases que, como na fundação de um prédio, esses fatores em sinergia farão a organização naturalmente cultivar o Lean como uma Cultura.

O estabelecimento dessa Cultura Lean é o maior desafio, mas também é a chave que precisa ser virada para desbloquear o caminho da verdadeira melhoria contínua!

Esse é um processo que deve levar no mínimo 3 meses. Nesse período passamos juntos por todas as etapas e será um período de muitos ganhos não apenas para cada uma das pessoas envolvidas, mas também ganhos para a organização acima de tudo.

Acreditamos que independentemente do tempo que leve ou dos recursos que isso possa exigir (não será nada que sua organização não possa fazer), o retorno paga o investimento e trará ganhos extraordinários.

Os resultados que se obtêm com a aplicação de um projeto destes, seguindo o modelo Lean Everywhere, são facilmente absorvidos por uma fração das melhorias obtidas.

Foi assim que funcionou para centenas de projetos desenvolvidos pela América Latina, durante os últimos anos por nós, principalmente nos projetos que conduzimos para a Ford do Brasil.

Nestes projetos internos ou em fornecedores e terceiros prestadores de serviço, nós desenvolvemos um trabalho para apresentar (e convencer) o alto nível das organizações (gerentes e diretores) de que havia um método que melhoraria o resultado deles e que este ganho adicional seria mais que o suficiente para custeá-lo.

Você acha que tivemos êxito?

O trabalho que desenvolvemos aqui não foi aceito por todos. E nós nunca entendemos direito a razão, mas discutimos isso em muitas reuniões por muitas e muitas horas...

Nunca desistimos, ao contrário… Sempre procuramos aprender a como superar isso (melhoria contínua aqui)!

Vimos empresas que tinham processos "bons o suficiente", produtos que tinham uma "qualidade satisfatória" e vimos recursos que tinham um aproveitamento que “não era ruim”...

Acredite: vimos até gerentes e diretores que ficaram felizes por não verem estas coisas como problemas!

Neste momento não existe mais a Ford do Brasil (e a nível global nunca esteve tão bem)... Acreditamos que parte dessa saída se deve à maneira como a maioria das organizações aqui operam, mas isso é assunto para aprofundarmos no próximo post.

Agora o que precisamos dizer é que: por aqui ainda vemos organizações com mentalidade ultrapassada. A maioria fala e pensa em inovação, melhoria, desenvolvimento, mas pouco se faz e consegue fazer de concreto!


Nem sempre a nossa abordagem foi aceita, mas em 100% das vezes em que foi trouxe resultados e uma nova cultura para o time envolvido, de acordo com a nossa promessa.

Em todos os lugares em que nós, juntos com diretores, gerentes e seus colaboradores seguimos as 7 etapas que explicamos aqui, tivemos êxito total.

Foi assim que nós, Valdemir e Milton, criamos o Modelo Lean Everywhere!

Justamente porque acreditamos que nossos projetos Lean podem e devem estar em organização de qualquer lugar.

Por isso apresentamos agora uma oportunidade que criamos para você: adicionamos ao Modelo Lean Everywhere uma etapa 0 - A nossa Análise Diagnóstica.

Trata-se de uma abordagem que implementamos para quem precisa analisar a viabilidade de um projeto Lean, através do modelo Fresh Eyes, em sua organização.


A etapa zero é a execução da nossa Análise Diagnóstica na sua organização. Esse é um convite especial e uma oportunidade especial que você tem agora:


Por ser uma novidade e porque queremos vê-la em funcionamento, resolvemos colocá-la à prova e estamos a oferecendo gratuitamente a você que leu até aqui!


Atenção: A oportunidade de fazê-la gratuitamente é válida por tempo determinado e que depende da disponibilidade de agenda.


Em breve nossa Análise Diagnóstica, com aplicação do Modelo Fresh Eyes, estará disponível sem nenhuma restrição e você poderá contratá-la.



Solicite agora o agendamento clicando no link abaixo.

Essa oportunidade que você tem agora de fazê-la gratuitamente é única.

Então, preencha agora o formulário com seu contato - link aqui.




Esperamos que tenha gostado do conteúdo e do nosso convite.

Torcemos para que você o aceite para que possamos, juntos, alcançar o próximo nível.

E se quiser saber mais continue nos acompanhando (ou nos falaremos assim que recebermos o seu contato para agendar a Análise Diagnóstica).

É isso aí, até mais!

Valdemir e Milton da Lean Everywhere.





265 visualizações1 comentário
bottom of page